Hoje, 24 de outubro, é o Dia das Nações Unidas. Nesta data recorda-se a fundação da ONU, há exactos 80 anos. Foi em 24 de outubro de 1945 que a Carta das Nações Unidas, o tratado fundador da organização, entrou em vigor após ter sido ratificada pela maioria dos 51 países fundadores.
Por cá, para celebrar a data, a Academia Diplomática Venâncio de Moura acolheu o acto antecipado da festa dos 80 anos das Nações Unidas.
Para o Coordenador Residente Interino do Sistema das Nações Unidas em Angola, Diego Zorrilla, 80 anos depois o mundo ainda se depara com muitas conturbações político-militares e económicas.
Neste capítulo, Diego Zorrilla fala da cooperação profunda entre Angola e as Nações Unidas e realça o papel de Angola na implementação de programas e resoluções das Nações Unidas. Clique no áudio e ouça:
O Secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores, Osvaldo Santos Varela, diz que os 80 anos das Nações Unidas são celebrados com cenários de guerra na Europa, no Médio Oriente e em África.
Osvaldo Santos Varela afirma que este quadro é um claro sinal de como a organização mundial ainda tem muito por fazer para cumprir o seu objectivo de criação: a paz e a segurança no mundo. Clique no áudio e ouça: