
Num gesto considerado histórico e de forte simbolismo nacional, o Presidente da República, João Lourenço, anunciou esta quarta-feira, durante a sua Mensagem sobre o Estado da Nação, a condecoração dos três protagonistas dos Acordos de Alvor com a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.
O Chefe de Estado destacou que a decisão enquadra-se no espírito de perdão, paz e reconciliação nacional, reforçando o propósito de reconhecer a contribuição de todas as forças políticas que participaram na luta pela libertação e construção da nação angolana.
“Vamos estender este reconhecimento nacional aos signatários dos Acordos de Alvor, atribuindo a todos eles a medalha comemorativa dos cinquenta anos da independência nacional”, afirmou João Lourenço.
Visivelmente emocionado, o Presidente sublinhou que o gesto se soma aos esforços contínuos do Executivo na dignificação das vítimas dos conflitos políticos e no consolo reparador das suas famílias, como parte do processo de cura e união do país.
“Para nós, cinquenta anos não é apenas um número; é sinónimo de reconhecimento, de paz, de perdão e de vontade de nos reerguermos juntos para concretizarmos os nossos sonhos”, acrescentou.
Encerrando o seu discurso, João Lourenço afirmou com convicção: Angola unida vai vencer.