O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que Angola deve avançar para a implementação de um sistema integrado de atendimento pré-hospitalar, com vista a garantir respostas rápidas a acidentes graves e outras situações de emergência.
Ao intervir na abertura da conferência nacional intitulada “Integração de Estratégias para a Redução do Risco e Resposta a Emergências”, organizada pelo Ministério do Interior, o governante sublinhou que o país tem vindo a enfrentar vários fenómenos naturais resultantes do aquecimento global. Clique no áudio e ouça:
A conferência, que assinala o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, contou com a presença de altos responsáveis do Governo, das Forças Armadas, da Polícia Nacional, bem como de representantes de organizações não-governamentais nacionais e estrangeiras.
Francisco Furtado destacou a importância da união de esforços entre instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil, com o objectivo de reduzir riscos antes que estes se transformem em desastres.
Durante o seu discurso, recordou o trágico acidente ocorrido na Serra da Leba, que vitimou dezenas de pessoas, como exemplo da necessidade urgente de melhoria nos mecanismos de resposta a emergências. Clique no áudio e ouça: