A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, testemunhou nesta segunda-feira, em Luanda, o lançamento oficial da campanha de mobilização e envolvimento comunitário para a vacinação contra o cancro do colo do útero, uma iniciativa histórica que marca o início da introdução desta vacina em Angola.
A campanha decorrerá de 27 de Outubro a 7 de Novembro, abrangendo escolas, unidades sanitárias e postos fixos em todo o país. O principal objectivo é vacinar todas as meninas dos 9 aos 12 anos, assegurando que nenhuma fique de fora deste importante passo na prevenção da doença.
Após 16 anos de preparação, Angola dá início a um marco histórico na prevenção do cancro do colo do útero, com a introdução da vacina pela primeira vez no país. A vacina é segura, eficaz, gratuita e certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), constituindo um passo decisivo na protecção da saúde das meninas e futuras mulheres angolanas.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo de Angola, através dos Ministérios da Saúde e da Educação, e diversas organizações internacionais, como o UNICEF, PNUD, Gavi – The Vaccine Alliance, Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos, entre outros parceiros de desenvolvimento.