CANAL A - Destaque

Fórum Galien África vai abordar a cobertura universal de saúde. O evento vai decorrer de 28 a 31 de Outubro no Senegal

todayOutubro 10, 2025 21

Background
share close

 


A liderança Africana e o financiamento a saúde no continente berço vão estar em analise no 8º Fórum Galien África, a decorrer de 28 a 31 deste mês em Dacar, no Senegal.

Mais de 500 pessoas vão participar de forma presencial no evento, que tem como objetivos, criar um espaço de reflexão para que os Africanos apresentem novas ideias sobre temas que interessam o continente.

Este ano, o fórum Galien África vai centrar-se na cobertura universal de saúde, com o lema “Soberania em Saúde, um Imperativo para a África”.

O fórum será preenchido com a realização de encontros juvenis para falar sobre inovação e liderança, workshops para mulheres com abordagem de vários temas, bem como um encontro científico, que irá reunir cientistas e tomadores de decisão.

E a Rede de jornalistas Africanos para a promoção da saúde e ambiente REMAPSEN, promoveu na última quarta-feira em Dakar, Senegal, um webinar para falar sobre os preparativos do 8º Fórum Galien África e do 5º Prémio Galien África, dois eventos muito importantes para a saúde, pesquisa e inovação em África.

Para moderar os painéis foram convidadas duas personalidades bastante reconhecidas a nível do mundo, Awa Mari Col Seck, Presidente da Gallien África, e John Nkengasong, virologista.

Durante a sua intervenção, Awa Mari Col Seck realçou a presença de muitos especialistas, para durante quatro dias, discutirem questões actuais no sector da saúde.

Em relação à questão da mobilização de recursos e ao atual contexto difícil, a Professora Awa Mari Col Seck expressou confiança nos parceiros como a Organização da Saúde da África Ocidental (OEA), a Organização Mundial da Saúde e o CDC África.

Durante o webinar foram também apresentados os prêmios Galien África que estão em disputa e que celebram a excelência e a inovação.

A rede de jornalistas africanos para a promoção da saúde e ambiente, Remapsen reúne profissionais de cerca de 800 órgãos de informação Africanos, espalhados em 43 países.

Editor: Patrícia Campos

Rate it

Notícias

0%
donut_large