A selecção nacional de futebol prepara-se para defrontar a selecção de Essuatíni, conhecida como Sihlangu Semnikati (Escudo do Rei), num jogo decisivo a contar para a 9.ª jornada do Grupo D da fase de qualificação para o Mundial 2026, que decorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México.
O jogo está agendado para esta quarta-feira, às 14h00, no Mbabane National Stadium, na capital de Essuatíni. A comitiva angolana, no entanto, não viajou esta segunda-feira por razões operacionais.
O novo seleccionador nacional, Patrice Beaumelle, orientou nesta segunda-feira, no Estádio 11 de Novembro, um treino de recuperação física com foco na preparação para o confronto. Em declarações à imprensa, Beaumelle demonstrou optimismo e respeito pelo adversário, que volta a jogar em casa após a reabilitação e aprovação do seu estádio. Clique no áudio e ouça:
O defesa central Jonathan Buatu, um dos capitães da selecção, garantiu que o grupo está focado e pronto para os dois jogos que restam. Clique no áudio e ouça:
O médio Ary Papel, de regresso à equipa nacional, preferiu virar a página sobre o passado e o seu desentendimento com o ex-seleccionador Pedro Gonçalves. Clique no áudio e ouça:
Por outro lado, a selecção nacional não contará com Gelson Dala, lesionado. O avançado foi substituído na convocatória por Jó Paciência, jogador do Petro de Luanda.
Além do jogo entre Essuatíni e Angola, a 9.ª jornada do Grupo D conta ainda com os seguintes confrontos:
Ilhas Maurícias vs Camarões;
Líbia vs Cabo Verde.
A classificação actual do grupo é a seguinte:
1.Cabo Verde – 19 pontos
2.Camarões – 15 pontos
3.Líbia – 14 pontos
4.Angola – 10 pontos
A selecção de Cabo Verde está a apenas uma vitória de garantir a sua presença no Mundial 2026, enquanto os Palancas Negras precisam vencer os dois últimos jogos e contar com uma combinação de resultados favorável para manter viva a esperança de qualificação.