CANAL A - Destaque

África ultrapassa número de casos de cólera de 2024; Angola entre os países críticos

todayOutubro 2, 2025 12

Background
share close


A União Africana (UA) anunciou esta quinta-feira que o continente já superou, em 2025, o total de casos de cólera registados no ano passado, com 262.323 infeções confirmadas em 23 países e uma taxa de mortalidade de 2,1%. Angola surge entre os países mais críticos, ao lado do Chade e do Burundi.

De acordo com o diretor-adjunto de incidências dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC), Yap Boum, só entre junho e setembro foram confirmados mais de 262 mil casos, ultrapassando a totalidade de 2024. Até ao momento, a doença já causou 5.896 mortes, número superior aos 4.725 óbitos registados no ano passado.

“Estima-se que, até ao final do ano, haverá três vezes mais casos do que em 2022. Por isso, é fundamental uma abordagem coordenada para acelerar a resposta”, advertiu Boum.

Países mais afetados

•Sudão do Sul: 74.937 casos

•Sudão: 62.412 casos

•República Democrática do Congo (RDCongo): 53.513 casos

•Chade: 2.397 casos e 139 mortes

•Angola: regista um ressurgimento da doença

•Burundi: enfrenta uma situação grave, mas com queda recente de infeções

Segundo o Africa CDC, o acesso limitado a água potável, a crise de refugiados oriundos do Sudão e os campos de deslocados sobrelotados são os principais fatores que impulsionam a transmissão.

Tendência recente

Embora tenha havido uma redução de infeções na maioria dos países africanos nas últimas seis semanas, Angola e RDCongo registaram aumento de casos, e novos surtos estão a surgir no Chade, RDCongo e Burundi.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Moçambique vai duplicar produção de gás natural com arranque do projeto Coral Norte

O diretor-executivo da petrolífera italiana Eni, Claudio Descalzi, anunciou esta quinta-feira, em Maputo, que a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) no projeto Coral Norte terá início dentro de três anos, após a assinatura da Decisão Final de Investimento (FID) no valor de 7,2 mil milhões de dólares. Com esta nova unidade flutuante de liquefação de gás, Moçambique deverá tornar-se o terceiro maior produtor de GNL em África, a seguir […]

todayOutubro 2, 2025 14

0%
donut_large