Pedro Gonçalves já não é selecionador nacional. A Federação Angolana de Futebol (FAF) anunciou a sua saída em comunicado divulgado a 18 de setembro de 2025.
No documento, a direcção liderada por Alves Simões sublinha que chegou ao fim o ciclo do treinador português à frente dos Palancas Negras, agradecendo o trabalho realizado.
O ponto mais alto da sua passagem pela selecção foi o apuramento aos quartos de final do CAN 2023, disputado na Côte d’Ivoire. No entanto, os últimos resultados precipitaram a saída, com destaque para a eliminação na fase preliminar do CHAN e a queda na corrida ao Mundial 2026.
Angola vai disputar o CAN de Marrocos, entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, inserida no Grupo B, ao lado do Egipto, Zimbabué e África do Sul, adversário de estreia no dia 22 de dezembro.
O comentador da Rádio Cinco, Sheu Cahalo, considera que a saída de Pedro Gonçalves já era expectável, mas lembra que a situação é sensível devido à proximidade da competição continental. Clique no áudio e ouça:
Questionado sobre o possível sucessor, apontou o nome de Zeca Amaral, embora também circule o de Lito Vidigal como candidato ao cargo. Clique no áudio e ouça: