
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, manifestou hoje profunda dor e consternação pelo falecimento do jornalista Guilherme Narciso Velasco Galiano, ocorrido no domingo, 14 de Setembro, por doença.
Na sua nota, o governante recorda o percurso de Galiano, conhecido como “Kabango” ou “Yeyé”, sublinhando o papel determinante que desempenhou no fortalecimento e diversificação da Comunicação Social angolana, tanto no país como no exterior.
Ao longo da sua carreira, Guilherme Galiano deixou marca em órgãos como a Rádio Universitária do Tejo, Rádio Clube Português, RTP África – onde se destacou no programa Kandandu – e na TV Zimbo, onde foi o primeiro director de programas, tendo ainda exercido cargos de director de informação, director de projectos estratégicos e presidente do Conselho de Administração.
O ministro destacou ainda a faceta de descobridor e formador de talentos de Galiano, enaltecendo o seu contributo para a afirmação da cultura e identidade angolana.
“Nesta hora de profundo pesar, endereçamos à família enlutada, amigos e trabalhadores da TV Zimbo a mais profunda solidariedade e as mais sentidas condolências”, lê-se na mensagem.