As selecções nacionais masculinas e femininas de basquetebol sub-16, que participam no Afrobasket a decorrer em Kigali, Rwanda, trabalham no ajustamento dos erros cometidos nos jogos da última terça-feira e já projectam os desafios da segunda fase da competição.
Sob comando técnico de Jaime Covilhã, a selecção masculina terminou a fase de grupos na 2.ª posição da Série A com 5 pontos (duas vitórias e uma derrota). No último jogo da fase preliminar, Angola venceu a Serra Leoa por expressivos 65-37, somando o segundo triunfo.
Na mesma série, a Côte d’Ivoire ficou em 1.º lugar com 6 pontos, enquanto o Rwanda, anfitrião da prova, terminou em 3.º com 4.
Nos outros grupos:
Grupo B: Camarões (6 pts), Tunísia (5 pts) e Uganda (4 pts).
Grupo C: A definição da classificação acontece esta quarta-feira, com os jogos Mali x Egipto e Marrocos x Libéria. Antes da última jornada, Mali e Egipto lideram com 4 pontos cada, seguidos de Marrocos (2 pts) e Libéria (2 pts).
Já a selecção feminina, orientada por Francisco Chamwangue “Coach Papy”, sofreu a segunda derrota na prova ao perder por 51-54 frente à Côte d’Ivoire, em jogo da 3.ª jornada do Grupo B. Com este resultado, Angola caiu para o 3.º lugar, somando 4 pontos.
No mesmo grupo, o Mali confirmou o favoritismo ao bater a República da Guiné por 76-32, terminando a fase regular na liderança com 6 pontos. A Côte d’Ivoire ficou em 2.º com 5, e Angola em 3.º com 4.
No Grupo C, as contas fecham esta quarta-feira com os encontros Egipto x Marrocos e Camarões x Quénia. Até ao momento, o Egipto lidera com 4 pontos, seguido de Camarões (3 pts) e Quénia (3 pts).