Arranca, hoje, segunda-feira, 08, província de Benguela, o Torneio da Amizade, cujos jogos da 1ª jornada vai pôr pela frente dois grandes jogos:
Grupo A:
Mbambane de Eswatini x FC Bravos do Maquis às 15h00 no Estádio S. Filipe que acolhe também às 17h30 o duelo, Williete x Luanda City.
No Grupo B os jogos da 1ª jornada no Estádio do Buraco serão:
1º D’Agosto x Interclube às 15h00 e às 17h30 Académica do Lobito x Guelson FC de Luanda.
Enquanto isso, o tema do momento tem sido o número de jogadores estrangeiros por clube na nova temporada que aí vem, vantagens e desvantagens, algo que motivou um aceso debate envolvendo dirigentes de alguns clubes da capital do país. Gouveia de Sá Miranda, Presidente de Direcção do 1º D’Agosto defende o actual formato de 5 jogadores por clube, e justifica porquê. Clique no áudio abaixo e ouça:
Por sua vez, João Isalino, vice para o futebol do Interclube, alinha no mesmo diapasão, ele que ressalta a importância dos escalões de formação de onde provêm os futuros talentos. Clique no áudio abaixo e ouça:
Alex Zola, outro vice presidente, este do Guelson FC de Luanda, também aborda a situação e alerta para o facto de nos distintos clubes, o futuro do futebol nacional estar dependente da formação, ou seja, das bases. Clique no áudio abaixo e ouça:
Preocupado com essa situação está também o treinador Mário Soares do FC Bravos do Maquis do Moxico, ele que aquando do estágio que a equipa cumpriu na cidade do Lubango, também abordou essa questão do momento. Clique no áudio abaixo e ouça: