Angola tem vindo a registar níveis consideráveis na produção de feijão.
Dados recentes do Ministério da Agricultura e Florestas apontam para um aumento da produção na última campanha agrícola, com destaque para as províncias do Huambo, Bié e Benguela, que lideram este crescimento.
Os produtores familiares são os principais responsáveis pelo incremento gradual da cultura, mas pedem maior apoio para reforçar a produção.
No Huambo, maior produtor nacional de feijão, a expectativa é de aumento contínuo da colheita. Jornalista Francelino Pedro. Clique no áudio e ouça:
Já a província do Bié começa a dar passos firmes para integrar a lista dos maiores produtores do país.
As autoridades agrícolas locais perspectivam sair das actuais 62 mil toneladas para 92 mil toneladas já na próxima campanha. Grande parte da produção é escoada no mercado local, para o leste de Angola e também para a RDC. Jornalista Loth Chicomba. Clique no áudio e ouça:
Em Benguela, o Dombe-Grande destaca-se como principal centro de produção. As expectativas para a próxima campanha apontam igualmente para um crescimento significativo, impulsionado sobretudo pelos produtores familiares. Jornalista Claudina Chinanga. Clique no áudio e ouça: