
O Presidente da República considerou o título conquistado domingo(24) passado pelos dodecacampeões africanos de basquetebol, aquele que todos os angolanos ansiosamente esperavam. João Manuel Gonçalves Lourenço referenciou isso quando recebia no Palácio da Cidade Alta, os 12 atletas que domingo passado garantiram a consagração 12 anos depois da selecção nacional masculina de Basquetebol. Segundo as suas palavras, este não é apenas um título, é aquele que veio quebrar o jejum de longos 12 anos sem qualquer conquista continental na modalidade. Clique no áudio abaixo e ouça:
O Chefe de Estado que aplaudiu o grande empenho, a entrega e a dedicação que tiveram todos os atletas e sua equipa técnica, alertou para a necessidade de se trabalhar para massificar o basquetebol. De acordo com o nº 1 do país teremos de construir mais quadras nas distintas comunidades, exatamente 12 pavilhões multiusos que deverão servir para todas as outras modalidades de sala. Clique no áudio abaixo e ouça:
João Lourenço, não esqueceu outras modalidades que orgulham os milhões de angolanos e, têm garantido conquistas importantes para o desporto nacional, como o Andebol feminino e as modalidades de Lutas, com realce para o Judo, o Karatê e as Artes Marciais Mistas, MMA. Clique no áudio abaixo e ouça:
Em nome dos atletas o capitão, Gerson Gonçalves “Lukeny”, agradeceu o belíssimo gesto do Chefe de Estado, ao mesmo tempo que exteriorizou a satisfação do grupo que 12 anos depois proporcionou mais uma vez a alegria ao povo angolano. Clique no áudio abaixo e ouça:
Moniz Silva, presidente da Federação Angolana de Basquetebol ressaltou a importância do trabalho que foi desenvolvido pelo grupo que dirigiu até culminar nesta que considera uma seleção de futuro. Clique no áudio abaixo e ouça:
O presidente da Federação diz que cumprido o projecto Afrobasket, Angola-2025, e porque trabalham por objetivos, vão procurar convencer o selecionador espanhol a manter-se à testa do projeto de crescimento e renovação da seleção nacional, até aos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles nos EUA. Clique no áudio abaixo e ouça: