O município do Huambo, na província com o mesmo nome, sagrou-se este ano como vencedor do Grande Prémio Melhor Município de Angola, arrecadando o prémio de 100 milhões de kwanzas.
A gala de premiação que já vai na sua segunda edição, teve lugar este sábado, na província de Benguela.
Cahombo, na província de Malanje, foi vencedor como município do Tipo D nas categorias de Educação e Qualificação Profissional, tendo alcançado o 1.º lugar, e 2.º classificado na categoria Igualdade e Inclusão. O município de Kiwaba Nzoji destacou-se como 2.º classificado (Tipo D) na categoria de Proteção e Conservação dos Ecossistemas e da Biodiversidade. O município de Luquembo foi o 2.º classificado (Tipo C) nas categorias de Saúde e Bem-Estar e Boa Governação, Transparência e Qualidade da Execução Orçamental. Já Cangandala é o Melhor Município de Angola 2025 do Tipo C.
Na província do Bié, o município de Camacupa conquistou três distinções como Melhor Município na Classe B; o Cuito ficou em segundo lugar na Classe A; Catabola arrebatou duas categorias na Classe C; e o município do Chinguar ficou em segundo lugar na Classe B, na categoria Segurança e Ordem Pública.
Na categoria de Transparência e Qualidade da Execução Financeira, o município de Saurimo, na Lunda Sul, foi o grande vencedor.
O município do Cuchi, na província do Cubango, foi destacado como o 2.º classificado na categoria Saúde e Bem-Estar. Já Menongue, na concorrência de municípios de tipologia A, conquistou o 3.º lugar na categoria de Urbanismo, Infraestruturas e Ordenamento do Território.