
Desde o início do programa de cirurgias robóticas, em agosto de 2024, Angola já realizou 35 cirurgias do género, 21 das quais na área de Urologia.
A realização em junho deste ano, de três telecirurgias, marcou igualmente um importante passo no processo de modernização da medicina em Angola.
Neste domingo, 10 de Agosto, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visitou o Complexo de Doenças Cardiovasculares Dom Alexandre do Nascimento, onde recebeu explicações detalhadas sobre o programa de cirurgias robóticas, em curso naquela unidade hospitalar.
Durante a visita, inserida na Semana da Cirurgia Robótica, a Ministra reafirmou o compromisso do Executivo com a inovação tecnológica e capacitação contínua dos quadros. Fazem parte das equipas multidisciplinares, especialistas americanos, brasileiros e angolanos.
Ainda no Complexo de Doenças Cardiovasculares Dom Alexandre do Nascimento, Silvia Lutukuta visitou o Centro de Formação do Complexo, onde será instalado um moderno programa de simulação cirúrgica, destinado a capacitação contínua dos médicos angolanos.
A ideia, segundo Silvia Lutukuta é que estes serviços, com recurso a alta tecnologia cheguem a outros hospitais terciários do país, como é o caso da província de Cabinda.