Uma delegação da Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália cumpre, esta semana, uma agenda de trabalho no Estado de Western Australia.
Nesta quinta-feira, a delegação, chefiada pelo embaixador António Luvualu de Carvalho, manteve um encontro de trabalho com o Presidente Executivo do Grupo Paydirt Media, Bill Repard, organizador da maior conferência internacional sobre minas direccionada a África, realizada fora do continente.
Trata-se do primeiro encontro de trabalho com a recentemente instalada Embaixada de Angola na Austrália. Bill Repard sublinhou que “existe um grande interesse do sector empresarial australiano em investir em Angola, não apenas nas minas, mas também em outros sectores de interesse recíproco”. Acrescentou ainda que “o mercado angolano tem crescido de forma significativa e os recentes desenvolvimentos, como a supressão de vistos de turismo para portadores de passaportes ordinários australianos e a classificação de Angola como uma das maiores economias da região austral de África, reforçam este interesse”.
Actualmente, cerca de 200 empresas australianas, entre gigantes mundiais da mineração e companhias de outros sectores, manifestam interesse em Angola. Algumas já operam no país e outras encontram-se em processo de estabelecer parcerias para a sua instalação.
Para dar sequência a este movimento de aproximação entre a Austrália e Angola, Bill Repard explicou que, de 3 a 5 de setembro, o Grupo Paydirt Media realizará a 23.ª edição da conferência internacional Africa Down Under, havendo grande expectativa em torno da participação angolana.
O Africa Down Under é o principal fórum de relações empresariais e governamentais entre a Austrália e África, tendo sido inicialmente lançado para aumentar a consciencialização sobre os interesses australianos nas indústrias de mineração e energia no continente africano.