A comunidade católica da província do Huambo, em particular, e a população em geral estão consternadas com a notícia da morte do jovem padre Vasco Ngonguela Samba, que se encontrava desaparecido desde a passada quinta-feira.
O jovem sacerdote, de 30 anos de idade, havia sido ordenado há menos de doze meses e fora recentemente nomeado pelo Arcebispo do Huambo ao cargo de vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, localizada no bairro de São João. Desempenhava ainda funções de responsável da secretaria do Arcebispado do Huambo.
De acordo com o vigário da Arquidiocese do Huambo, padre José Cambuta, depois de vários dias de incerteza, foi comunicado o aparecimento de um cadáver a flutuar na lagoa da barragem do Cuando, nos arredores da cidade.
O mesmo responsável eclesiástico afirma que as autoridades estão a realizar trabalhos de perícia com vista a apurar as causas da morte do servo de Deus.
O padre José Cambuta adiantou ainda que o malogrado celebraria o seu primeiro ano de sacerdócio já neste mês de agosto.
Alguns fiéis da Igreja Católica no Huambo descrevem o jovem padre Vasco como uma pessoa cordial e de trato afável.
Entretanto, o Serviço de Investigação Criminal – SIC, no quadro das investigações em curso e mediante cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, deteve nesta terça-feira, 05 de agosto, o cidadão nacional identificado por Amândio dos Santos Samba, por sinal progenitor da vítima, por indícios fortes da prática do crime de homicídio.
O cidadão detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes, enquanto outras diligências prosseguem para o devido esclarecimento deste crime, pelo que apela a todos, particularmente aos familiares e à comunidade católica, serenidade enquanto o processo decorre.