O Decreto Presidencial que aprova as medidas de apoios as empresas afectadas pelos actos de vandalização já está público em Diário da República. O documento contempla uma série de medidas que vão desde a disponibilização de uma linha de crédito de 50 mil milhões de Kwanzas, com taxa de juro de 5 por cento e período de carência de 9 meses.
Do ponto de vista fiscal, o documento prevê medidas para facilitar o pagamento de até três salários dos funcionários e ainda, isentar as empresas do pagamento da segurança social durante três meses seguidos. O Especialista em Direito Fiscal, Silvestre Francisco, entende que com estas medidas o executivo dá mostras do seu comprometimento em assegurar um melhor ambiente de negócios no país. Clique no áudio abaixo e ouça:
E o Economista José Santos, diz que é uma acção legitima do governo em assegurar o normal funcionamento da economia nacional. Clique no áudio abaixo e ouça:
O também Economista Paulo Forquilha, espera que as medidas anunciadas pelo executivo angolano, tenham efeitos rápidos junto das empresas. Clique no áudio abaixo e ouça: