Sob a orientação do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, o Conselho de Segurança Nacional reuniu-se nesta terça-feira, 5 de agosto, na sala de reuniões do Palácio Presidencial, para avaliar a situação de segurança no país.
Durante o encontro, foram analisados, entre outros assuntos, os acontecimentos registados na passada semana, com destaque para a província de Luanda, caracterizados por actos de arruaça, vandalismo e pilhagens de bens públicos e privados.
Face à gravidade da situação, os sectores, órgãos e serviços que integram o Sistema de Segurança Nacional implementaram medidas consideradas adequadas, que permitiram conter e estancar as acções, restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas, bem como a normalidade da actividade comercial, laboral e escolar, garantindo o sentimento de segurança das populações.
O Conselho de Segurança Nacional apela à população angolana para que não adira a conteúdos disseminados nas redes sociais, muitos deles produzidos com recurso a inteligência artificial, que incitam à desobediência, ao ódio e à rebelião.
Exorta, igualmente, à adopção de um comportamento cívico, ordeiro e de respeito às autoridades, as quais estão engajadas na garantia dos direitos e liberdades consagrados na Constituição da República e na Lei.