
O Conselho de Ministros realizou, esta quarta-feira, 30 de Julho, a sua 7.ª Sessão Ordinária, sob orientação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na Sala de Reuniões do Palácio Presidencial, na Cidade Alta.
Durante a sessão, foi feita a avaliação da situação de segurança pública no país, marcada por actos de vandalismo e distúrbios registados nos últimos dois dias, que geraram um ambiente de insegurança, sobretudo em Luanda. Os episódios afectaram a normal circulação de cidadãos e o funcionamento de estabelecimentos comerciais e instituições públicas e privadas.
Mais dados com a jornalista Sany Fuche. Clique no áudio abaixo e ouça:
O balanço da policia nacional aponta para a vandalização de 66 lojas e 25 viaturas, bem como pilhagens em supermercados e armazéns nos municípios de Cacuaco, Viana, Belas, Cazenga, Maianga, Camama e Kilamba-Kiaxi. Registaram-se ainda desacatos em zonas como Calemba II, Golf II e Rocha Pinto, resultando em 22 mortos, 197 feridos e 1.214 detenções.
Segundo o Executivo, os protestos terão sido amplificados pela actuação de elementos infiltrados com intenções criminosas, tendo ultrapassado o carácter de simples reivindicação para se tornarem uma ameaça à ordem pública e à paz social.
As manifestações alastraram-se a outras províncias, como Huambo, Huíla, Bengo, Icolo e Bengo e Benguela, embora com menor expressão.
O Conselho de Ministros sublinhou que a actuação das Forças de Defesa e Segurança foi determinante para a reposição da ordem e tranquilidade públicas, garantindo a circulação nas principais vias afectadas e prevenindo a escalada de novas acções.