CANAL A - Destaque

China investiu 20,8 mil milhões USD em Angola em 2024, com foco estratégico na província do Uíge

todayJulho 23, 2025 27

Background
share close

O volume de negócios entre a China e Angola atingiu 20,8 mil milhões de dólares norte-americanos em 2024, segundo dados divulgados pelo embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin.

O diplomata que nesta terça-feira, 22 de Julho, cumpriu uma visita de trabalho na província do Uíge, destacou o compromisso de aprofundar a cooperação nos sectores das infraestruturas, mineração e combate à fome e à pobreza, manifestando elevadas expectativas quanto ao reforço da parceria estratégica entre os dois países.

Investimentos concretos na província do Uíge:

Em 2016, foi lançado o projecto de reabilitação de 37,5 quilómetros da estrada Uíge–Negage (EN‑220), financiado pela China Development Bank, através de um empréstimo de cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos, com execução a cargo da China Petroleum Pipeline Bureau.

A intervenção teve como objectivo melhorar a conectividade interna e facilitar a circulação entre os municípios do Uíge e Negage no troço Tange, Quiôngua, Dambi, Calumbo e Pique.

Mina de Cobre de Mavoio em Maquela do Zombo:

O projecto, que abrange as áreas de Mavoio e Tetelo em Maquela do Zombo, prevê uma exploração inicial estimada em 4.000 toneladas de cobre por dia, com a primeira fase a atingir 2.500 toneladas diárias a partir de setembro de 2025.

O investimento total ascende a 250 milhões de dólares, dos quais 205 milhões já foram aplicados até junho de 2025.

A área de exploração cobre aproximadamente 2.000 km², com duas licenças atribuídas: uma de cerca de 3.000 km² e outra de 7.000 km².

Atualmente, estão mobilizados 1.080 trabalhadores, dos quais 708 são angolanos e os restantes expatriados, maioritariamente chineses.

A operação terá início com mineração a céu aberto, numa extensão de cerca de 1 km e profundidade de até 250 metros, prevendo-se o início da fase subterrânea em 2026, com uma galeria de 1.630 metros, dos quais 630 metros já se encontram escavados.

Estudos de prospecção realizados ao longo das últimas décadas indicam reservas superiores a 40 milhões de toneladas de cobre puro.

Impacto e perspectivas:

O projecto de Mavoio representa um catalisador para o desenvolvimento da província do Uíge, com forte impacto na criação de emprego e na capacitação técnica da população local.

O governador Provincial do Uíge José Carvalho da Rocha, sublinhou que o empreendimento deverá tornar-se uma bandeira do desenvolvimento regional, posicionando o Uíge como um novo polo mineiro nacional.

A fase subterrânea está prevista para o segundo semestre de 2026, após a conclusão da montagem da planta de beneficiamento dos minérios.

Estes investimentos chineses, exemplificados pelo projecto de Mavoio, estão alinhados com a estratégia de cooperação entre a China e Angola para impulsionar sectores como a mineração, infraestruturas, segurança alimentar e formação técnica, promovendo um desenvolvimento económico sustentável e contribuindo para a redução da pobreza.

Contexto e perspectivas futuras:

O investimento chinês na província do Uíge insere-se numa estratégia mais ampla de cooperação com Angola, que demonstra um interesse contínuo em projectos estruturantes – desde a infraestrutura rodoviária até ao desenvolvimento agrícola e educacional.

Estes esforços visam promover o crescimento económico sustentado, diversificar a economia nacional e reforçar a segurança alimentar.

 

Por: António Malungo e Basílio Samuel

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Lunda-Norte. SIC detém falso médico por cirurgia mal-sucedida que resultou na morte de uma de jovem de 34 anos

Na província da Lunda-Norte, o Serviço de Investigação Criminal - SIC deteve, esta quarta-feira, um cidadão de 34 anos, suspeito da prática de homicídio qualificado, por alegadamente ter realizado uma cirurgia que culminou na morte de uma jovem, também de 34 anos. Segundo o SIC, a detenção foi possível graças a uma denúncia anónima, seguida de diligências de inteligência criminal, que permitiram localizar e capturar o suspeito. O caso ocorreu […]

todayJulho 23, 2025 35

0%
donut_large