CANAL A - Destaque

Governo Provincial do Uíge reforça cooperação com a China nas áreas de infraestruturas, comércio transfronteiriço e turismo

todayJulho 22, 2025 64

Background
share close

O Governo Provincial do Uíge manifestou nesta terça-feira a intenção de aprofundar a cooperação bilateral com a República Popular da China, com foco na construção de infraestruturas rodoviárias, no desenvolvimento de uma cidade comercial na zona fronteiriça com a República Democrática do Congo bem como na promoção do sector do turismo.

A posição foi expressa pelo Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, durante um encontro de cortesia com o Embaixador da China acreditado em Angola, Zhang Bin.

Durante a reunião, o governante destacou a localização geográfica estratégica da província, que se pretende transformar num factor de atracção para o investimento e o desenvolvimento regional.

Por sua vez, o diplomata chinês Zhang Bin reconheceu os avanços até aqui registados no processo de reconstrução nacional e sublinhou a importância da continuidade da cooperação com o Uíge, uma província com tradição agrícola, sobretudo na produção de café, destacando o papel que a construção de infraestruturas tem desempenhado ao longo dos mais de 20 anos de parceria.

Zhang Bin afirmou ainda que a sua visita à província visa a identificação de novas oportunidades de negócio, estando em aberto a análise de zonas com potencial económico e estratégico para futuros investimentos.

As autoridades locais e a delegação chinesa mantêm-se empenhadas na definição de zonas de interesse económico e no fomento de parcerias estratégicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Por: António Malungo e Basílio Samuel

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Huambo. Concluídas com sucesso 50 cirurgias oftalmológicas gratuitas na Caála

O município da Caála, na província do Huambo, concluiu com êxito uma campanha de 50 cirurgias oftalmológicas gratuitas. Os beneficiários, provenientes do Huambo e do Moxico, foram submetidos a intervenções para tratamento de patologias como quistos, pterígio e linfomas. A iniciativa visou melhorar o acesso a cuidados especializados e devolver qualidade de vida aos pacientes. Jornalista Isaac Bonga. Clique no áudio e ouça:

todayJulho 22, 2025 19 1

0%
donut_large