CANAL A - Informação

Celeste Adolfo expectante quanto o impacto do Corredor do Lobito que poderá ser de valia para a economia da província através do caminho-de-ferro

todayJulho 20, 2025 13

Background
share close

A Governadora do Bié, reafirmou que estás obras em curso são principais desafios assumidos pelo seu governo para relançar a economia local. Celeste Adolfo, disse que fez um diagnóstico dos principais problemas das infraestruturas que serão resolvidas. Quanto as obras do PIIM, a governante revelou que dos 216 projectos, inscritos, grande parte deles já foram concluídos e estão ao serviço da população. A recuperação das estradas que ligam o Cuíto, Chinguar, vai permitir a ligação com maior facilidade a província do Huambo com o resto da regia sul e centro. Celesta Adolfo diz que há um investimento muto forte para recuperar a via Cuíto ao Chinguar.

O sector da agricultura é, igualmente, uma das prioridades do governo do Bié fase o seu potencial. A Província tem nesta Momento 1700 escolas de campos e 1500 associações de camponeses que estão a ser transforadas em cooperativas.

A entrada em funcionamento do Polo industrial do Cunje e do Andulo vão contribuir para o aumento do agro-negócio na Província. A governadora Celeste Adolfo, disse que mais infraestruturas para o sector podem nascer naquele projecto. Quanto ao corredor do Lobito, a governadora disse que a província quer sentir o impacto do corredor do lobito a através do caminho-de-ferro.

A Província do Bié, pode ser um ponto de convergência dos três caminhos-de-ferro do país e vai ser um grande ganho para a economia local. A Governadora do Bié, sustentou que a expo-2025 é uma montra forte que pode capitar investimentos para o país. A presença de diplomatas da região mostrou que angola tem potencial para atrair investimentos externo.

 

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Governo de Kinshasa e o M-23 assinam acorde de princípio para a paz na RDC

O Governo congolês e o Movimento M-23 assinaram ontem, sábado(19), um acordo de princípio que estabelece as bases para a paz no leste da RDC. A assinatura do acordo é considerada pelos especialistas da Rádio Nacional de Angola, um passo significativo para conduzir a negociações mais ampla e abrir caminho para um futuro pacifico na República Democrática do Congo. Clique no áudio abaixo e ouça a reportagem do António Chocolate:

todayJulho 20, 2025 10

0%
donut_large