O Instituto Nacional da Criança – INAC vai, em agosto próximo, dar início a um inquérito para conhecer a realidade socioeconómica e psicológica dos pais de crianças com necessidades educativas especiais.
Com este estudo, o INAC pretende, posteriormente, submeter ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher uma proposta de apoio a esses pais, muitos dos quais acabam por abandonar o emprego para se dedicar ao acompanhamento das crianças, com especial destaque para as mães.
O estudo, segundo o INAC, poderá propor a atribuição de um subsídio às mães que tenham deixado o emprego para cuidar de menores com necessidades educativas especiais.
Neste âmbito, e de acordo com o director-geral do INAC, Paulo Kalessi, o Instituto tem uma proposta concreta para a atribuição de subsídios às mães que se encontrem nesta condição. Clique no áudio e ouça:
Paulo Kalessi sublinhou que a ideia principal do apoio projectado aos pais de crianças com necessidades educativas especiais é evitar situações de violência contra os menores, motivadas pelas dificuldades socioeconómicas e psicológicas enfrentadas pelas famílias. Clique no áudio e ouça: