A Comissão Organizadora do Afrobasquete em seniores masculinos que acontecerá entre 12 e 24 de Agosto próximo nas cidades de Luanda e de Moçâmedes, na província do Namibe, faz esta quinta-feira(10), em conferência de imprensa, o ponto de situação do andamento da máquina organizativa da competição. Sobre à mesa estarão essencialmente, o estado actual da organização e o andamento da recuperação das infraestruturas que albergarão a competição, para além de aspetos logísticos diversos.
De salientar que, os membros da comissão organizadora estiveram na passada semana na cidade de Moçâmedes, exatamente onde evoluirá a selecção nacional hendeca campeã africana. Naquela ocasião, o Ministro Rui Falcão Pinto de Andrade que chefiou a delegação, deixou claro que tal como Angola já habituou, tudo será feito para que este seja o melhor Afrobasket de sempre. Clique no áudio abaixo e ouça:
Por sua vez, tocando na vertente competitiva, Moniz Silva, o presidente da FAB, olhou para a maneira como está definido o programa de chegada das distintas seleções nacionais que deverão à exceção da RDC, começar a chegar quatro ou três dias antes do lançar da bola ao ar. Clique no áudio abaixo e ouça:
Em relação à preparação propriamente dita, ainda não se juntaram ao grupo que trabalha na região de Anadia, Portugal, Bruno Fernando, Sílvio Sousa e Kevin Kokila, situação que começa a preocupar o treinador espanhol, Pepe Clarós. Clique no áudio abaixo e ouça:
O técnico nacional confirma a realização de jogos de controlo, já no Reino de Espanha, subdividindo a sua realização até se completarem os 5 ou 7 agendados. Clique no áudio abaixo e ouça:
Angola, anfitriã da competição, joga a primeira fase na cidade de Moçâmedes no grupo C com as congéneres do Sudão do Sul, da República da Guiné e da Líbia.