
A federação mundial para o ensino da medicina reiterou o compromisso de apoiar Angola no que toca a capacitação contínua de quadros do sector da saúde.
A intenção foi manifestada esta segunda-feira em Luanda , no final de um encontro que a Ministra da Saúde, Silvia Lutukuta manteve com o Presidente da Federação mundial para o ensino da medicina, Ricardo León-Bórquez , que partilhou experiências internacionais e apresentou propostas para o fortalecimento do sistema nacional de formação médica em Angola.
Ricardo León Bórquez que sublinhou a necessidade de uma articulação eficaz entre os Ministérios da Saúde, Educação e Ensino Superior, destacou a importância da certificação médica internacional como ferramenta essencial para o reconhecimento global dos quadros angolanos.
Entre as propostas apresentadas está a criação de uma agência nacional de certificação médica que garanta padrões de qualidade e promova o reconhecimento internacional dos profissionais formados em Angola.
Por último , Ricardo León‑Bórquez elogiou os avanços registados por Angola no domínio da formação especializada, no quadro do Projecto de Formação de Recursos Humanos , financiado pelo Banco Mundial e que prevê formar 38 mil profissionais até 2028.