
O serviço de taxi colectivo passa a custar a partir desta segunda-feira 300 kwanzas , enquanto que o serviço de autocarros urbanos passa a custar 200 kwanzas.
A medida de reajuste foi anunciada pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres em comunicado de imprensa, onde justifica que a medida tem como objectivo garantir o equilíbrio operacional das empresas de transporte e a continuidade dos serviços prestados à população.
Estes ajustamentos obedecem aos normativos legais em vigor, nomeadamente o Decreto Executivo Conjunto n.° 402/14, de 22 de Dezembro, e o Decreto Presidencial n.° 128/10, de 10 de Junho.
A nota esclarece ainda, que sempre que ocorrer um ajuste nos preços dos combustíveis que não ultrapasse os valores de referência usados no cálculo das tarifas, estas não deverão ser alteradas, mantendo-se a estabilidade para os utentes, uma vez que os custos operacionais continuam a estar cobertos.
Agência Nacional dos Transportes Terrestres reafirma o seu compromisso com a prestação de um serviço público de transporte acessível, eficiente e sustentável, e apela à compreensão de todos os cidadãos face ao contexto económico global em que nos inserimos”, lê-se no documento.