A famosa e renomada dupla KK da Rádio 5 (RNA) formada pelos jornalistas Vaz Kinguri Alfredo Dias e José Francisco António Kissanga, vai ser condecorada pelo Presidente da República João Lourenço, no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional a serem comemorados a 11 de Novembro deste ano de 2025.
“Pai da Menina” e “Pai do Golo” como também são carinhosamente conhecidos nas lides da narração desportiva ligada à modalidade de futebol, vão receber as suas respectivas medalhas na categoria “Paz e Desenvolvimento” na 4ª cerimônia de condecorações marcada para os dias 18 e 19 do corrente mês de Julho no Hotel Intercontinental na capital do país, Luanda.
A indicação de Vaz Kinguri e José Kissanga na lista dos 670 cidadãos a serem condecorados pelo Presidente da República, traduz-se no reconhecimento do serviço prestado à nação pelos dois exímios profissionais da comunicação social (categoria radiofônica) do país, ao longo de várias décadas.
Ambos jornalistas bastante queridos pelo povo angolano de Cabinda ao Cunene, testemunharam os grandes momentos que marcaram a história do futebol nacional tanto ao nível de seleções como de clubes.
Vaz Kinguri por exemplo, narrou ao lado do malogrado Adão Gabriel Dala, em Kigali diante do Rwanda, no estádio Amahoro, o golo memorável de Akwá que qualificou pela primeira vez, os Palancas Negras ao Mundial FIFA que se disputou em 2006 na Alemanha bem como gritou na companhia de António Rodrigues, o único golo de Angola na referida competição, marcado por Flávio Amado frente ao Irão na Arena Red Bull em Leipzig para a 3ª jornada do grupo D.
Por sua vez, José Kissanga que também acompanhou os Palancas Negras em vários CANs é ainda autor de uma obra discográfica que contém vários relatos das equipas colossais do nosso Girabola com realce para o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca, Benfica de Luanda, Interclube, Sagrada Esperança da Lunda Norte, só para citar.
Na lista dos próximos condecorados figuram ainda dois grandes nomes do comentário desportivo angolano:
Trata-se de Carlos Manuel Escórcio Pacavira comentador para o futebol e Herlander Fernandes Silva e Coimbra analista para o basquetebol.
Por: António Malungo