
O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, convidou os Copresidentes da Nicarágua, Daniel Ortega e Rosário Murillo, para participarem nas comemorações do 50.º aniversário da Independência de Angola.
O convite foi entregue na sexta-feira, 4 de julho, pelo Embaixador de Angola em Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, à Embaixadora da Nicarágua em Cuba, Guisell Morales, durante um encontro realizado em Havana.
Durante a reunião, os dois diplomatas abordaram temas de interesse comum e reiteraram o compromisso de fortalecer a cooperação entre Angola e a Nicarágua, em várias áreas.
Na mesma ocasião, a Embaixadora Guisell Morales convidou o Governo angolano a participar nas celebrações do 46.º aniversário da Revolução Sandinista, marcadas para o dia 19 de julho de 2025, na capital nicaraguense, Manágua.
Angola e Nicarágua mantêm relações diplomáticas desde 6 de setembro de 1979. Em maio de 2024, os dois países assinaram três instrumentos de cooperação:
Acordo de isenção mútua de vistos.
Memorando de entendimento sobre consultas políticas.
Acordo geral de colaboração económica, científica, técnica e cultural.
A Nicarágua é um país da América Central com forte presença geográfica entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, reconhecido pela sua estabilidade política e crescente relevância económica na região