
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou hoje o povo e o Governo de Cabo Verde pela celebração do 50.º aniversário da sua Independência, numa mensagem dirigida ao seu homólogo, José Maria Pereira Neves.
Na carta, o Chefe de Estado angolano agradeceu o convite para participar nas celebrações da data histórica, lamentando, contudo, a sua impossibilidade de comparecer devido a compromissos previamente assumidos.
“Gostaria de Lhe dizer que lamento imenso não poder estar presente e participar nos festejos dessa data gloriosa do vosso país e do vosso povo”, lê-se na mensagem.
Apesar da ausência, o Presidente João Lourenço destacou o simbolismo do Jubileu de Ouro e a importância dos laços históricos e culturais entre Angola e Cabo Verde. Sublinhou ainda o espírito de união que tem norteado a cooperação entre os dois países ao longo dos anos.
“Exalto o espírito de união que norteou a nossa acção comum no passado e que se mantém actual no presente e pertinente no futuro próspero e auspicioso que os nossos respectivos países estão empenhados em edificar”, reforçou.
O Estadista angolano manifestou ainda votos de contínuo progresso para a nação cabo-verdiana, reconhecendo os esforços de boa governação levados a cabo sob a liderança do Presidente José Maria Neves.
“Reitero os meus melhores votos de que os cabo-verdianos, unidos em torno da Sua liderança, sigam firmes na construção de um país com referências que sirvam como modelo de uma administração com resultados assentes sobre boas práticas de governação”, concluiu João Lourenço.