O Serviço de Investigação Criminal – SIC procedeu, nesta segunda-feira, 30 de junho, à detenção de quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos, fortemente indiciados pelos crimes de associação criminosa e roubo qualificado com recurso a armas de fogo. Os suspeitos são apontados como autores de pelo menos dois assaltos à mão armada ocorridos na via pública.
O primeiro caso, protagonizado pelos supostos marginais, ocorreu no dia 1 de maio de 2025, por volta das 22h00, na paragem de táxi da Moagem, no bairro Rocha Pinto. A vítima, um cidadão de 21 anos, com ocupação de relações públicas, foi surpreendida por quatro indivíduos armados, que se faziam transportar em duas motorizadas. Sob ameaça de morte, os criminosos subtraíram-lhe um telemóvel da marca iPhone XR e um fio de ouro.
O segundo assalto teve lugar no dia 9 de fevereiro de 2025, também por volta das 22h00, na rua do Stona, igualmente no bairro Rocha Pinto. A vítima foi abordada com o mesmo modus operandi, tendo-lhe sido roubada uma mascote de ouro.
Face a estes crimes, os operacionais do SIC intensificaram as acções investigativas no terreno, o que permitiu, em tempo útil, localizar e deter os suspeitos. Os mesmos já foram apresentados ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, para os devidos trâmites processuais.