
Angola reafirmou o seu compromisso com os direitos humanos durante uma reunião realizada esta segunda-feira, 30 de Junho, entre a delegação angolana e o Director do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Mohamed Cissé-Gouro, à margem da 59.ª sessão do CDH, em Genebra.
A delegação, liderada pela Secretária de Estado Antónia Cruz Yaba, apresentou o Plano de Implementação da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos e destacou os principais desafios do país. Mohamed Cissé-Gouro reconheceu os avanços angolanos, especialmente no Corredor do Lobito, mas defendeu maior fiscalização sobre a responsabilidade social das empresas envolvidas.
O encontro abordou ainda o reforço da formação dos comités locais de direitos humanos e a participação de altos responsáveis da ONU no Fórum Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos, previsto para este ano em Angola.
Angola reiterou o seu empenho na promoção da liberdade de imprensa e expressão, e defendeu a inclusão de mais quadros nacionais no sistema multilateral da ONU.
Participaram na reunião representantes de alto nível do governo angolano, diplomatas e técnicos seniores, tendo sido reafirmado o compromisso de continuar a implementar a Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.