
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) foi obrigada a alterar o calendário dos estágios das selecções nacionais sénior masculina e feminina, inicialmente previstos para decorrer em Portugal e Espanha, devido a atrasos na emissão de vistos de entrada para alguns elementos das comitivas.
A informação foi confirmada pela direcção da FAB, que garante estar a diligenciar junto das autoridades competentes para ultrapassar o impasse e assegurar a normal planificação dos trabalhos das selecções orientadas pelos técnicos Paulo Macedo e Fernando Sapalo.
No caso da selecção feminina, a equipa deveria permanecer por quatro semanas na região de Madrid, capital espanhola, período durante o qual estavam previstos treinos técnicos e tácticos, bem como jogos de controlo com equipas da principal liga local. O adiamento implicou igualmente o reagendamento da primeira triagem de atletas pré-convocadas, que estava marcada para o último sábado.
Enquanto se aguarda pela resolução do problema, o grupo de atletas mantém os trabalhos em Luanda. Esta segunda-feira retomaram os treinos com uma sessão física no ginásio da Academia do 1.º de Agosto, seguida de trabalho táctico no Pavilhão Gustavo da Conceição.
Fora deste grupo está a experiente poste Nadir Manuel, cuja ausência foi confirmada pela treinadora-adjunta Jacqueline Francisco, devido a motivos de indisponibilidade. A jogadora representa uma baixa de peso para a equipa técnica, que optou por manter Angelina Ngolome (Formigas do Cazenga) como substituta, enquanto Cristina Matiquite, anteriormente ausente, já integrou os trabalhos.
A partida para Espanha deverá ocorrer, em princípio, na próxima quarta-feira. Em território europeu, a comitiva aguardará a chegada de cinco atletas da diáspora: Priscila Varela, Cácia António, Alexia Dizeko e Teresa Mbemba, todas provenientes dos EUA, e Artémis Afonso, que actua em Portugal.
Angola integra o grupo A do Afrobasket feminino, que decorrerá em Abidjan, Costa do Marfim, juntamente com o país anfitrião e o Egipto. A selecção angolana é bicampeã continental.
Quanto à selecção masculina, também viu a sua deslocação a Portugal adiada. O grupo interno deveria encontrar-se com os jogadores da diáspora para iniciar a preparação do Afrobasket Angola-2025. Entre os convocados destacam-se os campeões Bruno Fernando (Real Madrid), Gilson Bango (Fenerbahce, Turquia) e Kevin Kokila (JL Bourg, França), sob a orientação do seleccionador nacional, Pepe Clarós.