O Presidente da República, João Lourenço, realizou este sábado uma jornada de campo para constatar as obras em curso na vila da Muxima, na província de Icolo e Bengo.
Naquela vila, está em curso o projecto de edificação da futura Basílica da Nossa Senhora da Muxima, que tem como acção prévia o realojamento das populações residentes no perímetro em que a obra vai nascer.
Nesta altura, setecentas casas estão a ser construídas numa zona adjacente à histórica vila da Muxima.
Trata-se da Urbanização de Coxi, onde as primeiras vivendas começaram a receber moradores e o Chefe de Estado visitou a casa modelo.
A presença do Presidente na vila e perímetros de intervenção permitiu à delegação que trabalhou hoje na Muxima ver de perto arruamentos, estação de tratamento de água, local de implantação da Basílica e a praça que passará a reunir milhares de fiéis em momentos de peregrinação.
A ideia de requalificação da vila da Muxima, um santuário secular da Igreja Católica, nasceu há vários anos no pós-independência, mas só em 2022 aconteceram as primeiras acções.
O Chefe de Estado já esteve no local por três ocasiões e, hoje, no final da sua visita de constatação, anunciou que vai intensificar o ritmo de presenças, marcando para dezembro próximo o seu regresso à Muxima.