
As doenças tropicais negligenciadas vão ser tema de debate no IV Fórum dos Medias Africanos para promoção da saúde e ambiente, REMAPSEN, a decorrer de 25 a 27 de Novembro deste ano, a decorrer em Abidjan, a capital da Cote D’ivoire.
Com o tema “Contribuição da Mídia para o Posicionamento na Luta Contra as Doenças Tropicais Negligenciadas em África”, o IV fórum vai reunir mais de 70 jornalistas de 35 países africanos.
o evento vai debater entre os vários temas, o papel dos jornalistas rumo a erradicação das doenças tropicais negligenciadas até 2030. A ideia é capacitar e mobilizar os jornalistas para uma melhor cobertura das Doenças tropicais negligenciadas .
Durante o encontro serão apresentados vários painéis de especialistas , acções de formação , troca de experiencias entre os profissionais de vários países Africanos, visitas a instituições de saúde, bem como atividades turísticas. O programa prevê igualmente a entrega dos Prêmios REMAPSEN, incluindo o prestigioso Prêmio Michel Sidibé, criado para reconhecer os jornalistas mais comprometidos na cobertura de questões de saúde e meio ambiente.
Em conferência de Imprensa, realizada no passado dia 30 de Maio, Bamba Youssouf, Presidente da REMAPSEN, sublinhou o papel dos meios de comunicação social na divulgação dos desafios associados às DTNs
Fazem parte do grupo diversificado de doenças tropicais negligenciadas, a Filariose linfática, a Oncocercose, Lepra, Doença das chagas, Malaria, Dengue e outras.