CANAL A - Destaque

Vandalismo em torres eléctricas ameaça fornecimento de energia famílias e do aeroporto no Cunene

todayMaio 21, 2025 30

Background
share close


A Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE-E.P.) denunciou um grave acto de vandalismo ocorrido recentemente na comuna de Ondjiva, município do Kwanhama, província do Cunene, que coloca em risco o fornecimento de energia eléctrica a mais de quatro mil famílias.

Segundo a nota da empresa, cinco torres de média tensão foram alvo de sabotagem por indivíduos ainda não identificados, que furtaram cerca de 60 cantoneiras — peças metálicas essenciais à estabilidade das estruturas — comprometendo a segurança das mesmas e expondo a infraestrutura ao risco iminente de colapso.

Entre as zonas que poderão ser afectadas estão os bairros Cafito II, Kaculuvale e o Aeroporto 11 de Novembro, cuja operação também poderá ser prejudicada caso o fornecimento venha a ser interrompido.

A ENDE condena de forma veemente este tipo de acções, que se têm tornado cada vez mais recorrentes em várias partes do país, causando prejuízos técnicos e financeiros avultados, e impactando negativamente o bem-estar das populações.

Em resposta, a empresa garante que está a trabalhar na reposição dos materiais furtados e na estabilização das estruturas, com vista a garantir a continuidade do fornecimento de energia eléctrica às zonas afectadas. Adicionalmente, a ENDE encontra-se a colaborar estreitamente com as autoridades policiais e o Governo local para apurar a autoria do acto e responsabilizar os infractores.

Importa recordar que, em Novembro do ano passado, actos semelhantes resultaram na queda de três torres de média tensão em Santa Clara, também no Cunene, deixando mais de seis mil famílias sem energia por um período de cinco dias.

A ENDE apela ao envolvimento da sociedade civil no combate a esta prática criminosa, reforçando a importância da preservação das infraestruturas eléctricas, vitais para o desenvolvimento económico e social do paí

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Cimeira EUA-África 2025: TAAG anuncia condições especiais para participantes

A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou uma parceria estratégica com o Corporate Council on Africa (CCA), assumindo o estatuto de Companhia Aérea Oficial da 17ª Cimeira Estados Unidos da América – África, que terá lugar em Luanda, de 22 a 25 de Junho deste ano. No âmbito desta colaboração, a TAAG vai oferecer um desconto especial de 30% na aquisição de bilhetes de passagem para os delegados e participantes […]

todayMaio 21, 2025 32

0%
donut_large