O Barcelona sagrou-se, esta quinta-feira, campeão espanhol pela 28.ª vez na sua história, após vencer o Espanyol por 2-0, em jogo da 36.ª jornada da La Liga. O triunfo fora de portas, num escaldante dérbi catalão, garantiu aos blaugrana a conquista do campeonato com duas jornadas por disputar.
Com este resultado, a equipa fecha com chave de ouro a temporada 2024/25 a nível interno, somando o triplete: Supertaça, Taça do Rei e Campeonato.
A inspiração de Lamine Yamal fez a diferença. O jovem extremo de apenas 17 anos inaugurou o marcador aos 53 minutos, com um remate colocado ao ângulo superior esquerdo, depois de arrancar pelo corredor direito e fintar para o meio.
Além do golo, Yamal esteve também na origem da expulsão de Leandro Cabrera, que agrediu o camisola 19 aos 80 minutos. Já nos descontos, aos 90’+5, o prodígio espanhol voltou a brilhar ao assistir Fermín López para o segundo e último golo da noite.
Com este triunfo, o Barcelona soma agora 85 pontos, sete a mais do que o Real Madrid, e volta a conquistar o título espanhol após uma época marcada pela afirmação da nova geração.