O Embaixador Carlos Cruz de Lemos Sardinha apresentou, esta terça-feira, 13 de maio, ao Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, as suas cartas credenciais, documento que o acredita como o oitavo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República de Cuba.
Durante o acto, que decorreu no Palácio da Revolução, sede da Presidência da República, o diplomata manteve uma breve conversa em privado com o estadista cubano, na qual transmitiu uma mensagem do Presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, em que apela ao aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e Cuba, estabelecidas logo após a independência nacional.
Depois do encontro com o Chefe de Estado cubano, o Embaixador depositou uma coroa de flores no monumento do herói nacional e conhecido como o “Apóstolo da Independência Cubana”, José Martí.
Marcados por uma história de fraternidade, solidariedade e internacionalismo, e por uma estreita amizade entre os líderes históricos António Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, Angola e Cuba celebram, este ano, 50 anos de relações diplomáticas.
Os dois países assinaram, em 1976, o Acordo Geral de Cooperação, que deu origem à Comissão Bilateral. Essa data marca o início de uma forte parceria entre os dois países, com foco em áreas como segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.