
Os generais Manuel Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino” voltam, esta quarta-feira, ao banco dos réus, durante a sexta sessão do julgamento em que são acusados de diversos crimes, confirmou o Tribunal Supremo em nota oficial.
Além dos dois generais, são também arguidos no mesmo processo Fernando dos Santos, Yiu Haiming, e as empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.
Os réus respondem por crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influência.
O processo, que conta com 38 declarantes, está a ser conduzido pela relatora, a veneranda juíza conselheira Anabela Valente, com o apoio dos juízes conselheiros Raúl Rodrigues e Inácio Paixão.
A acusação está a cargo do Ministério Público, representado por Lucas Ramos, enquanto a defesa é assegurada pelos advogados Bangula Kemba, Benja Satula, Amaral Gourgel e Adriano Suculet