
Hoje é dia mundial do Lupus. A data tem como objectivo informar mais sobre a doença autoimune, que ocorre quando as células de defesa do organismo ataquem as células saudáveis provocando dor e inflamação, principalmente nas articulações.
A dor nas articulações, queda do cabelo, fadiga, anemia, febre e lesões na pele, são alguns dos sintomas da doença, geralmente confundidos com outras patologias, fazendo com que muitos pacientes recebam o diagnostico do lúpus de forma muito tardia, como explica a médica Reumatologista, Esperança Nicolau.
O lúpus na gravidez constitui um factor de risco para a vida da mãe e do bebé. Esperança Nicolau sublinhou por outro lado que o uso de anti-concepcionais orais não são recomendados para mulheres com lúpus.
A alimentação equilibrada e o controlo da hipertensão arterial são fundamentais para garantir mais qualidade de vida ao paciente com lúpus.
Hoje é o dia Internacional do lúpus. Para assinalar a data está agendada uma mesa redonda sobre o lúpus na gravidez, uma iniciativa do colégio de Reumatologia da Ordem dos Médicos de Angola em parceria com a Universidade Privada de Angola e a Associação de apoio aos doentes reumáticos.