C.Internacional - Destaque

OCHA estima que 24 mil pessoas fugiram de Cabo Delgado

todayMaio 3, 2025 15 1

Background
share close

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, OCHA, estima que mais de Vinte e Quatro Mil pessoas fugiram de aldeias em sete distritos de Cabo Delgado devido a novas incursões de grupos armados no Norte de Moçambique.

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.

De acordo com o OCHA, em março registou uma escalada preocupante da violência, com um aumento acentuado do número de incidentes envolvendo grupos armados no norte de Moçambique, com 52 incursões e o sequestro de mais de 150 civis.

Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos no norte de Moçambique, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo estudo divulgado recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África.

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

“A nossa visita à Índia vai servir para reforçar o laço entre os dois países depois de há 38 anos” João Loureço

O Presidente da República, João Lourenço, formalizou hoje, sábado (03) a sua primeira visita de Estado a República da Índia. Durante o seu discurso no Palácio Presidencial de Nova Deli (Rashtrapati Bavan, “Casa do Presidente”) João Lourenço referiu que está é uma visita histórica uma vez que há 38 anos o antigo presidente angolano (em memória), José Eduardo dos Santos esteve no solo indiano para cimentar os primeiros passos de […]

todayMaio 3, 2025 23

0%
donut_large