O mundo assinala hoje, 03 de Maio o dia da liberdade de imprensa data sequencial da adopção pela UNESCO da Declaração de Windhoeck de 1991, quando profissionais de jornais africanos, reunidos em seminário lançaram princípios para uma imprensa livre, independente e pluralista.
Em Angola, a Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana sublinha que o dia mundial da liberdade de imprensa que neste 2025 é celebrado sob o lema impacto da inteligência artificial na liberdade de imprensa.
Por isso, a ERCA diz que o lema convoca os profissionais da mídia para um exercício pleno das liberdades de expressão, de informação e de imprensa, consagrado na Constituição da República de Angola.
Diz a nota da ERCA que não obstante os avanços tecnológicos que se observam, com enfoque na inteligência artificial, é imperioso que no exercício da nobre missão, os profissionais da mídia não se deixem substituir pelas novas tecnologias por mais avançadas que se apresentem.
A ERCA, pede na nota de imprensa, empenho na busca da verdade com base na interação humana que caracteriza a profissão jornalística.