C.Internacional - Destaque

Soldados e policias congoleses na cidade de Goma por rebeldes no leste da RDC

todayMaio 1, 2025 9

Background
share close

Centenas de soldados e policias congoleses retidos, junto com suas famílias, estavam a ser transferidos da cidade de Goma, controlada pelos rebeldes, no leste do Congo, para a capital, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha na quarta-feira.

Os soldados e policias se refugiaram na Missão de Estabilização das Nações Unidas na base do Congo desde Janeiro, quando o conflito de décadas no leste da República Democrática do Congo se intensificou à medida que os rebeldes do M23, apoiados por Ruanda, avançaram e tomaram a estratégica Goma.

A operação é resultado de um acordo alcançado entre o governo congolês, os rebeldes, a missão da ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que foi chamado como intermediário neutro, disse a Cruz Vermelha em um comunicado. Ao chegar a Kinshasa, os soldados, policiais e suas famílias vão ser acolhidos pelas autoridades congolesas.

Entretanto, a chefe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Goma, Myriam Favier, disse durante uma colectiva de imprensa na quarta-feira (30), que a transferência de Goma para Kinshasa, deve durar vários dias.

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Gabão pode ver o seu regresso à União Africana. Angola fez parte da reunião do Conselho de Segurança que teve como ponto alto levanto das sanções

Angola participou, ontem, quarta-feira (30), da Reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que teve como ponto alto, o levantamento das sanções impostas pela União Africana sobre a República do Gabão e o consequente regresso do país á Organização continental por Unanimidade. Angola fez-se representar nesta reunião que incidiu sobre análise da transição política da República Gabonesa, pela representante permanente adjunta da missão Diplomática junto da união […]

todayMaio 1, 2025 7

0%
donut_large