
A Sociedade Mineira de Catoca, com o apoio dos governos provinciais da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico, anunciou a realização da 4ª Edição do Festival de Música e Dança Tradicional – Ngeya 2025. O evento terá lugar nos dias 27 e 28 de Junho, no Largo Dr. António Agostinho Neto, na cidade do Dundo.
O festival reunirá grupos culturais representativos das três províncias do Leste de Angola: Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico. Cada província participará com três grupos compostos por doze elementos, num total de nove grupos que darão vida à música e à dança tradicional angolana.
De carácter não competitivo e com periodicidade anual, o Festival Ngeya tem como principal objectivo o resgate, a preservação e a valorização da cultura nacional, promovendo também o trabalho dos fazedores de arte nas disciplinas de música e dança tradicional.
Segundo Mário Domingos, representante da coordenação e porta-voz do evento, “a Sociedade Mineira de Catoca está a contribuir significativamente para o resgate, preservação e valorização da cultura nacional, promovendo também o diálogo cultural entre diferentes gerações”. Acrescentou ainda que “as nossas raízes culturais, familiares e sociais são o que nos distingue enquanto povo e exercem uma importante influência sobre o desenvolvimento social”.
Em crescimento desde a sua primeira edição, o Festival Ngeya tem-se afirmado como uma referência no calendário cultural nacional e começa a atrair o interesse de participantes de outras regiões do país, e até mesmo de países vizinhos da África Austral.