
Uma delegação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) encontra-se na República do Quénia, no âmbito de uma missão estratégica que visa reforçar os mecanismos de apoio às micros, pequenas e médias empresas (MPME) em Angola.
Liderada por Luzayadio Simba, Presidente do Conselho de Administração, a comitiva está a recolher boas práticas, estudar modelos de garantias de crédito e identificar oportunidades de cooperação técnica e financeira adaptáveis a Angola.
Nos primeiros dias, houve encontros com o Stanbic Bank e a ATIDI, onde foram debatidos o apoio às PME e instrumentos de mitigação de risco. Estão também previstas visitas a empresas quenianas beneficiárias de garantias de crédito e ao Fundo de Garantia Africano (AGF), para análise de políticas de financiamento.
O último dia será dedicado à inovação digital no setor, com destaque para soluções tecnológicas da ATIDI e uma reunião com o Ministério das Finanças do Quénia sobre garantias soberanas.
A missão visa consolidar parcerias e preparar acordos que fortaleçam o papel do FGC no acesso ao crédito e na promoção do crescimento económico e inclusão social em Angola.