Angola e o Banco Mundial passaram em revista a carteira de financiamentos realizados pela instituição de Bretton Woods.
O encontro entre a delegação angolana e o Banco Mundial decorreu à margem das Reuniões de Primavera das duas instituições financeiras de Bretton Woods, que acontecem até sábado, em Washington.
O secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, fez o balanço do encontro, onde foram abordados vários temas, incluindo a questão do Corredor do Lobito. Clique no áudio e ouça:
Luís Epalanga anunciou ainda que Angola está a negociar com o Banco Mundial a mobilização de novos recursos financeiros e revelou a possibilidade de o país aderir a uma nova iniciativa africana que visa aumentar a taxa de electrificação nacional. Clique no áudio e ouça:
Por sua vez, o economista Paulo Forquilha considera que a participação de Angola nas reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial poderá contribuir para a definição de políticas que promovam a estabilidade macroeconómica do país. Clique no áudio e ouça:
Segundo o especialista, Angola precisa de se aproximar mais dos mercados internacionais para captar investimentos e financiar as despesas do Orçamento Geral do Estado. Clique no áudio e ouça: