
A província do Bengo deu um passo importante rumo à industrialização e à redução das importações com a entrada em funcionamento, em fase experimental, da fábrica Fhaton Indústria, especializada na produção de peças para automóveis.
Instalada na Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, a unidade fabril já regista uma produção diária de mil peças, entre as quais se destacam discos de rodas e tambores. A empresa utiliza sucata como principal matéria-prima, numa clara aposta na sustentabilidade e economia circular.
Segundo Xiaubin Lou, Director-geral da Fhaton Indústria, os testes realizados nesta fase inicial revelam níveis satisfatórios de qualidade, o que abre caminho para a expansão da linha de produção. Numa segunda etapa, está prevista a fabricação de calços de travões e prensas para caixas de velocidades.
A produção será, num primeiro momento, direcionada ao mercado nacional, com perspetiva de exportação futura para os Congos e a Guiné-Conacri.
Com inauguração oficial prevista para coincidir com as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a fábrica já criou 35 empregos directos, dos quais 30 são ocupados por cidadãos angolanos e 5 por trabalhadores de nacionalidade chinesa.