CANAL A - Destaque

Presidente João Lourenço felicita Brice Oligui Nguema pela vitória nas eleições presidenciais no Gabão

todayAbril 16, 2025 30

Background
share close


O Presidente da República , João Lourenço, endereçou nesta terça-feira uma mensagem de felicitações ao novo Presidente eleito do Gabão, Brice Oligui Nguema, pela vitória nas eleições presidenciais realizadas no passado sábado, 12 de Abril.

Na missiva, João Lourenço transmitiu, em nome do Governo e do povo angolano, “calorosas e fraternais felicitações” a Brice Oligui Nguema, destacando a sua eleição como “uma grande conquista do povo gabonês” e um marco importante para a retoma da normalidade constitucional no país.

O Chefe de Estado angolano enalteceu ainda a maturidade política e o elevado sentido cívico demonstrado pelo povo do Gabão, assim como o papel dos actores políticos e da sociedade civil, que contribuíram para a realização de um processo eleitoral pacífico e patriótico.

João Lourenço expressou a sua convicção de que a eleição de Nguema permitirá relançar as bases do desenvolvimento económico e social do Gabão e consolidar as instituições democráticas do país, em consonância com a Carta Constitutiva da União Africana.

No final da mensagem, o Presidente angolano reiterou a sua total disponibilidade para fortalecer os laços de cooperação bilateral entre Angola e Gabão, destacando o interesse comum em colaborar a nível regional e internacional.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Guerra no Sudão. Dois anos após o início do conflito o país vive a pior crise humanitária do mundo

Dois anos após o início do conflito no Sudão, o país está mergulhado na pior crise humanitária do mundo, com mais de 12 milhões de deslocados internos e milhares de mortos, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na África Ocidental e Central. Jornalista Alberto de Jesus. Clique no áudio e ouça:

todayAbril 15, 2025 19

0%
donut_large