Faltam seis dias para o arranque da 15.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL). O evento que vai durar cinco dias, prevê reunir, inicialmente, delegações parlamentares de 12 países africanos.
Durante a reunião de concertação os grupos de trabalho envolvidos na organização do certame deram garantias de que os preparativos estão na fase final.
A Assembleia será marcada pela eleição do novo Secretário-geral da organização. Os parlamentos da Tanzânia, Burundi e Quénia já apresentaram os seus candidatos, que integrarão as delegações oficiais. A criação de uma nova Comissão do Secretário-Geral também estará em debate, com proposta de alteração ao Acordo Constitutivo e ao Regimento Interno do Fórum.
Além das sessões plenárias e da eleição, está prevista uma recepção de boas-vindas e, no fim da reunião, um programa social, com visitas opcionais ao Museu da Moeda, Centro de Ciência de Luanda e Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A cerimónia de abertura contará com discursos de várias entidades de relevo, incluindo o Secretário Interino do FP-CIRGL, o Vice-Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, a Presidente da UIP, a Presidente da Assembleia Nacional e um convidado de honra, cuja identidade será confirmada nos próximos dias.