
O Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) do Prémio SADC de Jornalismo 2025 homologou, nesta quarta-feira, 09 de abril, a indicação dos quatro jornalistas que representarão Angola na final regional do prestigiado certame, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo.
Na categoria de *Imprensa*, foi apurado o jornalista Diniz Simão, da Agência Angola Press (ANGOP), colocado na província do Cuanza-Norte, com a peça intitulada “Corredor do Médio Cuanza promete alavancar SADC”, ao obter 100 pontos, dos 100 possíveis.
Na categoria de *Rádio*, o jornalista Romão Ferreira, da Rádio Nacional de Angola/Estúdios Centrais, colocado na província de Luanda, com a peça “O desafio da criação de uma moeda única e o processo de integração económica da SADC”, ao conseguir 90 pontos.
Na categoria de *Televisão*, a jornalista Arlete Funete, da Televisão Pública de Angola (TPA), colocada na província do Cubango, com a peça “Memorial à vitória da Batalha do Cuito-Cuanavale impulsiona turismo no Cuando e no Cubango”, ao conquistar 76 pontos.
E, na categoria de *Fotojornalismo*, o jornalista Contreiras Pipa, do Jornal de Angola/Edições Novembro, colocado na província de Luanda, com a peça “Visita do Presidente Joe Biden ao Corredor do Lobito”, ao alcançar 100 pontos.
A fase nacional do concurso contou com a avaliação de 21 peças jornalísticas, das quais duas foram na categoria de Imprensa, oito em Rádio, oito em Televisão e três em Fotojornalismo.
O Prémio SADC de Jornalismo visa reconhecer e premiar o mérito dos profissionais da comunicação social que, através do seu trabalho, contribuem para a integração regional e promoção dos valores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).